Que significa a palavra “sistemática” na frase “teologia sistemática”? À primeira vista podemos supor que ela se refere à coerência lógica ou à estrutura ordenada. Mas é evidente que todas as formas de teologia devem buscar tal coerência e tal estrutura, não só a sistemática. Outra possibilidade poderia ser que a teologia sistemática busca um objeto particular, um “sistema da verdade”, das Escrituras. Mas, que é um “sistema”? É a própria Escritura? Nesse caso, referir-se a isso aqui não ajuda. É algo que está na Escritura ou por trás dela? Seguir essa direção é perigoso. Anteriormente, na Primeira Parte, critiquei a ideia de que haja algo chamado “sentido” ou “sistema” que se coloque entre o teólogo e sua Bíblia. Há sempre o perigo de que a esse “sistema” se dê (na prática, se não na teoria) mais autoridade do que à própria Escritura, ainda que tão somente como uma espécie de tela ou de quadro indicativo por meio do qual devam ser supridos os dados escriturísticos. E esse é, naturalmente, o maior perigo da teologia sistemática. Por essas razões, não posso fazer nenhum uso positivo do termo “sistema” na frase “teologia sistemática”, o que significa que as três expressões – “teologia exegética”, “teologia bíblica” e “teologia sistemática”.
Se você procura uma Teologia Sistemática abrangente, atualizada, de linguagem simples e rigorosamente evangélica, acabou de encontrá-la. Veja por quê:
Abrangente: A variedade de assuntos tratados pelo autor nesta Sistemática é no mínimo surpreendente. Uma rápida leitura das páginas de conteúdo no início do livro lhe dará a garantia de que tem em mãos uma obra que vai responder às suas dúvidas e questionamentos teológicos. Faça o teste!
Atualizada: Esta obra foi publicada originalmente em inglês no ano de 1994. Por isso, não lhe falta um ingrediente vital quando se quer fazer teologia relevante, ou seja a atualidade. Wayne Grudem responde às perguntas que as igrejas estão fazendo hoje. Aqui você vai encontrar um tratamento sério e franco de questões como...
batalha espiritual (incluindo possessão demoníaca de cristãos);
o papel da mulher na liderança da igreja (não deixando de fora a discussão sobre pastorado feminino);
quem são e que fazem os anjos;
dons espirituais na igreja (com uma abordagem de dons como cura, profecia e muitos outros dons superestimados ou desvalorizados pelas igrejas de hoje);
a criação do mundo (ou seria mesmo evolução?).
...e outras questões que não deixarão dúvidas sobre a natureza prática de cada um dos 57 capítulos que perfazem esta obra.
Linguagem simples: Se você está cansado de ler aquelas Sistemáticas cheias de expressões técnicas próprias de um linguajar distante da realidade e de difícil compreensão, encontrará aqui um texto leve, comunicativo, isento de termos técnicos desnecessários. É ler para entender (e sem ter de recorrer a dicionários)!
Evangélica: O autor revela em todas as páginas um profundo compromisso de respeito pelas Escritura como veículo inspirado, infalível e inerrante usado por Deus na comunicação com os homens. Escrevendo de uma perspectiva teológica conservadora, Wayne Grudem oferece fundamentação bíblica sólida para cada uma das doutrinas aqui tratadas.
ADQUIRE A APOSTILA DO CURSO ADISTANCIA DO PROFESSOR JORGE FIDLEIS
e-mail-jorgefidelis121@yahoo.com.br / conipaprojeto_deus@hotmail.com
O ARREBATAMENTO DA IGREJA,ESTA PRESTES A ACONTECER.
CONTATOS(11)966044989
ASSEMBLEIA DE DEUS MINISTERIO MADUREIRA,CONGREGAÇÃO PRUDENTE DE MORAIS,CAMPO SETE LAGOAS-MG