*BRASÃO PESSOAL DO Dr.FIDELIS.*
Dr.JORGE FIDELIS RECEBE TITULOS INTERNACIONAIS E BRASÃO PESSOAL DE ENTIDADES ITALIANA(*Duque é um título que se refere ao chefe de Estado de um ducado. Pode ser também um título nobiliárquico integrado ou não numa casa real. É um título hereditário, mas pode ser também atribuído a uma pessoa, neste caso normalmente a um filho do monarca reinante ou a uma pessoa cujos serviços o monarca queira recompensar. A origem da palavra "duque" vem do grego biz, douka, e do latim duce, que significa chefe. Para outros, a origem da palavra está no substantivo latino dux, que significa "o que conduz", usado no Império Romano como comandante militar. A mulher de um duque ou a chefe de um ducado chama-se "duquesa". Os duques recebiam dos reis o tratamento de primos, com todas as dignidades e honrarias inerentes.
Na Idade Média, o título foi primeiro instituído entre os monarcas germânicos, a designar os regentes de províncias logo acima dos condes, figurando no mais alto lugar da hierarquia nobiliárquica. Havia, no entanto, variações em seu significado entre os diversos feudos e reinos, sendo mesmo usado por príncipes. Esse hábito foi perpetrado por algumas monarquias, que ainda hoje intitulam seus príncipes mais importantes – especialmente o herdeiro aparente – com algum título de duque, como nos pariatos britânico, belga, dinamarquês, espanhol, holandês e sueco.
Na Era Moderna, tornou-se um título nominal sem relação directa alguma com um principado nem ducado. Mantém-se, todavia, como o mais alto título nobiliárquico das principais monarquias ocidentais imediatamente superior ao de marquês e inferior ao de Infante.
Existem os duques reais, que são membros da família real, geralmente Príncipes e que possuem o tratamento de "Sua Alteza Real", como por exemplo oDuque de Iorque e o Duque de Cambridge, que são respectivamente filho e neto da rainha da Inglaterra. Contudo há também os duques não reais, apenas nobres, membros da aristocracia. Dois bons exemplos são o Duque de Abercorn, e também o Duque de Devonshire. Estes duques não são parte da realeza, mas sim do nível mais alto da nobreza e geralmente têm o tratamento de Sua Graça. A falecida Diana, Princesa de Gales era bisneta do terceiro Duque de Abercorn e prima distante do atual Duque de Devonshire, que é descendente da tia de Diana, que era Georgiana Cavendish, Duquesa de Devonshire, através da linhagem comum delas através do Conde Spencer.*)
MESTRADO E DOUTORADO E PHD
Veja como funciona o MESTRADO E DOUTORADO PHD:
Temos (3) três formas de reconhecimento para obter o Mestrado e Doutorado.
1º - Fazendo uma tese e monografia.
2º - Fazendo um provão.
3º - Recebendo um Titulo.
DOUTOR HONORIS CAUSA (este não precisa fazer tese e nem provão)
MESTRE e DOUTOR em Ciências da Religião Teologia Geral Eclesiologia Divindade Liderança Cristã Psicologia da Religião Psicanálise Administração Eclesiástica Bíblia Estudos Eclesiásticos Monoteísmo Psicologia Pastoral Direito Eclesiástico Pedagogia Cristã Filosofia da Religião Angelologia Missiologia.
MESTRADO E DOUTORADO EM TEOLOGIA
O ITEP oferece o Mestrado e Doutorado em Teologia para portadores de Diploma de Mestrado e Doutorado em Teologia ou outra área.
O Mestrado ou Doutorado em Teologia (Ph.D.) é um grau profissional avançado, sendo o mais elevado nível do estudo Teológico, elaborado com o propósito de fortalecer as áreas de competência do ministro, habilitá-lo a desempenhar melhor as tarefas essenciais do ministério pastoral e desenvolver uma estratégia ministerial cuja visão apele aos corações e mentes cristãs e não-cristãs.
O programa de Mestrado e Doutorado em Teologia do ITEP é edificado sobre os fundamentos bíblicos, teológicos e ministeriais previamente adquiridos no Bacharelado em Teologia. O mesmo objetiva desenvolver nos alunos a capacidade de análise coerente dos desafios atuais da Igreja Latino-americana, fornecer subsídios para um ministério integral e orientá-los à luz de fundamentos teológicos do ministério pastoral.
OBJETIVO: O Programa de Mestrado e Doutorado em Teologia visa o desenvolvimento da capacidade de pesquisa científica no campo teológico, com a produção de resultados relevantes para a Teologia e para a Religião, bem como a formação de professores universitários de Teologia e de assessores teológicos a organismos nacionais, regionais ou locais; além de preparar pessoas com mestrado em Teologia ou pós-graduação em outros cursos para o exercício do ministério docente em igrejas, seminários, institutos teológicos, faculdades e outras instituições de ensino teológico.
OBJETIVO DO CURSO
O Programa do Curso de Mestrado e Doutorado em Teologia visa o desenvolvimento da capacidade de pesquisa científica no campo da Teologia, bem como a formação de professores de Teologia e de assessores profissionais a organismos eclesiásticos e religiosos nacionais, regionais ou locais; Além de preparar pessoas com mestrado ou graduação em outros cursos superiores para o exercício do ministério docente em igrejas, seminários, institutos teológicos, faculdades e outras instituições de ensino religiosos.
ÁREAS DE CONCENTRAÇÃO
I. ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: *Religião, História e Sociedade. Esta área concentra seus estudos na busca sistematizada da religião, como fenômeno humano na história. A maneira como os historiadores registraram a religião, como parte da vida social, como ela influenciou e influencia os vários setores da cultura e do cotidiano, serão temas centrais de estudos. Neste curso, privilegia-se a tradição Protestante Reformada na educação, na política, na economia, na arte e na ética.
LINHA DE PESQUISA: **Estudos Interdisciplinares sobre o Campo Religioso. Nesta Linha de Pesquisa estuda-se acerca da formação da sociedade brasileira tendo em vista a presença das diversas religiões, com seus ajustes e conflitos, como panorama para o estudo e compreensão da formação do campo religioso brasileiro na atualidade. Dar-se-á relevância à busca dos traços da tradição cristã na formação da sociedade brasileira.
II. ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: *Religião e Cultura. Nesta área, estuda-se as principais correntes de pensamento que se desenvolvem em relação à estrutura dos elementos que compõem a religiosidade das diferentes sociedades e culturas.
LINHA DE PESQUISA: **Cultura e Sitemas Simbólicos. Esta linha de pesquisa discute os conceitos básicos de religião como a noção de cultura, mitos e ritos e visa demonstrar que entre os vários sistemas simbólicos, objetos do fazer antropológico como parentesco, as relações econômicas, a arte, a ciência, está também a religião.
*As Áreas de Concentração são compostas pelas áreas temáticas que nucleiam as pesquisas de acordo com os objetivos do programa.
**As Linhas de Pesquisa são compostas pelos blocos temáticos em que as pesquisas devem estar inseridas.
ÁREA DE ATUAÇÃO
No final do Curso de Mestrado em Teologia você estará preparado para fazer o nosso Cruso de Doutorado em Teologia e para atuar nas seguintes áreas:
Liderança Cristã - desenvolver atividades administrativas, docência bíblica na comunidade.
Aconselhamento Pastoral - desenvolver atividades de aconselhamento pastoral às famílias, jovens, adolescentes e crianças, etc., confortando, exortando, ensinando o conhecimento de Deus.
Missões - implantar igrejas nas áreas urbanas e rurais, não alcançadas pelo evangelho.
Evangelismo - levar a mensagem de esperança e salvação das escrituras ao próximo, através da pregação da palavra de Deus, e outros meios.
Docência Bíblica - exercer uma atuação educativa em Igrejas, Seminários, Convenções, etc
RECONHECIMENTO
O Curso de Mestrado em Teologia e Doutorado em Teologia é um "Curso Livre" em nível de pós-graduação, válido para fins eclesiásticos (religiosos), reconhecido pelo respaldos nos pareceres: 241 de 15/03/99; 296 de 10/08/99; 97 de 06/04/99; 241/99; Decreto Lei 1051/69 art. 1º; Decreto Lei nº 9394 de 20/12/96 art. 50 (LBD); Decreto nº 5.622 de 20/12/05; Art. 80 da LBD (Lei 9394/96).
DURAÇÃO
A duração do Curso de Mestrado e Doutorado em Teologia depende da disponibilidade de tempo, dedicação, compromisso e esforço pessoal do aluno. Geralmente nossos alunos fazem este curso em média de 6 (seis) a 12 (doze) meses e em no máximo dois (02) anos.
A QUASE 25 ANOS FORMANDO,RECEBENDO E RECONHECENDO TEOLOGOS E PADAGOGOS EVANGELICOS.